Seja bem vindo ao nosso site Gandu FM Você em 1º Lugar!

No Ar
Notícias Atualizadas
Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre acidente com 38 mortos na BR-116 em MG
Cresol inaugura agência em Cianorte (PR)
Saiba quem são as vítimas que morreram em acidente ao voltar de formatura no ES
'Minas no Mundo': assista no Globoplay a história de ousadia e paixão de Tubal de Siqueira Silva à frente da TV Integração
WhatsApp (73) 9 9976 -5088
Promoções
GANDU FM
Locutores
NOITE DE SUCESSOS
AGÊNCIA NACIONAL
LUIZ FERNANDO
KÁTIA SKARINY
PAULO SÉRGIO
ADAILTON SOUZA
Enquete
Nenhuma registro encontrado
Peça sua Música

Pedir
Nenhuma registro encontrado
Previsão de Tempo
Estatísticas

Visitas: 1556983

Usuários Online: 1

Brasil

Especialista afirma que vinagre não alivia efeitos do gás lacrimogêneo

Segundo o professor Luiz Caldas, da UFF, o vinagre pode causar irritação

Publicada em 19/06/13 - 625 visualizações Correio da Bahia

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Especialista afirma que vinagre não alivia efeitos do gás lacrimogêneo
O vinagre se tornou central para os manifestantes que realizam protestos pelo Brasil reivindicando melhorias sociais de diversos tipos. A onda de manifestações também chegou a receber a alcunha de "Revolta do Vinagre". E isso não somente por fazer parte do imaginário popular como um produto capaz de diminuir os efeitos negativos do gás lacrimogêneo e do spray de pimenta, mas também por ter se tornado símbolo da repressão policial em São Paulo depois que um jornalista da Carta Capital e outros manifestantes foram detidos por portá-lo.

Apesar disso, o vinagre pode não é a melhor solução para evitar os transtornos físicos das armas químicas empregadas pela polícia com o intuito de conter e dispersar os manifestantes. De acordo com o professor Luiz Querino Caldas, especialista em toxicologia média da Universidade Federal Fluminense (UFF), o produto pode inclusive piorar a situação: "O vinagre é ácido acético. Vai causar irritação também", explica ele ao jornal Extra.

Segundo ele, a melhor forma de se proteger é evitando o contato com os químicos, utilizando óculos de proteção (fechados nas laterais) e máscaras respiratórias com carvão ativado. Sendo que esta última não é de fácil acesso à população. Caso não consiga evitar respirar os produtos, o especialista indica o que fazer: "Se a pessoa entrou em contato com essas substâncias, deve ir para um local com ar puro. Lavar as áreas irritadas ajuda. Mas, como o gás é aspirado, o desconforto só vai passar quando o princípio ativo perder o efeito".

Dentre os dois químicos, o mais perigoso é o gás lacrimogêneo, que entra pelas vias respiratórias e atinge os pulmões. Sintomas comuns são falta de ar, aumento de secreção e tosse, além de lacrimejamento e irritação conjuntival. Embora seja bastante incomum, a inalação destes produtos químicos pode causar pneumonite química. Pessoas com problemas respiratórios e asma têm maior vulnerabilidade às substâncias.


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Blog do  Bozó Sul Bahia 1 - Notícias do Sul da BahiaGANDU LIVREGANDUZÃO

Copyright (c) 2024 - Gandu FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD