Seja bem vindo ao nosso site Gandu FM Você em 1º Lugar!

No Ar
Notícias Atualizadas
Guia do IPVA 2025 pode ser emitida a partir do dia 8 de janeiro
Zezé Di Camargo e Graciele Lacerda posam para ensaio com Clara
Assista ao JAP1 desta segunda (30)
Travessia entre TO e MA será feita por balsas a partir desta terça-feira (31), diz governo
WhatsApp (73) 9 9976 -5088
Promoções
GANDU FM
Locutores
NOITE DE SUCESSOS
AGÊNCIA NACIONAL
LUIZ FERNANDO
KÁTIA SKARINY
PAULO SÉRGIO
ADAILTON SOUZA
Enquete
Nenhuma registro encontrado
Peça sua Música

Pedir
Nenhuma registro encontrado
Previsão de Tempo
Estatísticas

Visitas: 1558965

Usuários Online: 1

Brasil

Contagem regressiva: Ba-Vi volta a ser disputado na Série A após 9 anos

Clássico do domingo, com mando de campo do Vitória, pode valer a liderança do Campeonato Brasileiro. Duelo será na Arena Fonte Nova

Publicada em 17/07/13 - 735 visualizações G1

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Contagem regressiva: Ba-Vi volta a ser disputado na Série A após 9 anos

O maior do Norte/Nordeste está de volta. Após nove anos de ausência, a contagem regressiva chega aos números finais. No domingo, a Série A do Campeonato Brasileiro terá o prazer de ter, novamente, um Ba-Vi em sua tabela. O duelo será o ponto alto de um ano especial. Desde 2003, Bahia e Vitória não disputam juntos a elite do futebol nacional.

Que perdoem os outros clubes do Norte e Nordeste brasileiro, mas não há outra forma de caracterizar a rivalidade entre as duas principais equipes da Bahia. Aos que fazem cara feia, argumentos não faltam. Dois títulos nacionais do Tricolor; campanhas históricas do Vitória no Brasileiro de 93 e na Copa do Brasil de 2010; a Bahia é o único estado do Norte/Nordeste com dois clubes na Série A. Se nada disso adianta, que leve-se então em conta o Ranking Nacional de Clubes. O Vitória (15º) e o Bahia (17º) são os dois primeiros nordestinos na lista da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

O momento para o clássico também é especial. Se antes de a bola rolar pelo Brasileirão a expectativa de muitos era de que os baianos brigariam contra o rebaixamento, as primeiras rodadas surpreendem. O Vitória é o time com o maior tempo no G-4 e ocupa a vice-liderança da competição. Com um ponto a menos, o Bahia é o sétimo colocado. O Tricolor, no entanto, tem um jogo a mais.

Encontros e desencontros

Há dez anos, Bahia e/ou Vitória figuraram nas divisões inferiores do futebol brasileiro. Em 2004, apenas o Rubro- Negro esteve na elite. No ano seguinte, o clássico foi disputado na Série B. Em 2006, algo inédito: Ba-Vis na Terceira Divisão - considerado até então o porão do futebol brasileiro.

A partir daí, Bahia e Vitória não voltaram mais a se encontrar em nenhuma divisão. Enquanto o Rubro-Negro trilhou um caminho de retorno à Série A em sequência, o Tricolor amargou mais um ano na Série C e outros três na Segunda Divisão.

A chance de voltar a ter as duas equipes para dividir as atenções dos clássicos estaduais foi em 2011. No entanto, enquanto o Bahia confirmou acesso, o Vitória voltou a ser rebaixado para a Segunda Divisão. A gangorra baiana só cessou no ano passado. O Tricolor se garantiu na Primeira Divisão pelo terceiro ano seguido, e o Leão confirmou o acesso para tirar os times baianos das divisões inferiores do futebol nacional.

Triunfo na despedida e hegemonia rubro-negra

No feriado de 12 de outubro de 2003, quando os dois times entraram em campo, ninguém imaginava que aquele seria o último Ba-Vi da Série A em nove anos. Nem mesmo o mais pessimista torcedor poderia fazer uma projeção tão descrente como essa.

A despedida temporária do clássico terminou da mesma forma que a maioria dos jogos no Brasileiro. No Barradão, o Vitória saiu na frente com um gol de Alexandro Goiano, levou o empate com Preto Casagrande, mas garantiu o triunfo com Samir a dez minutos para o final da partida (relembre a partida no vídeo acima).

O resultado manteve a hegemonia do Rubro-Negro em partidas contra o rival pelo Campeonato Brasileiro. Dos 22 clássicos disputados na Série A, o lado vermelho e preto da cidade comemorou oito vezes - mesma quantidade de empates no duelo. A festa azul, vermelha e branca aconteceu somente em seis oportunidades entre 1972 e 2003.

Retorno de casa nova

Esta não foi a primeira vez que Bahia e Vitória passaram um hiato sem se enfrentar pela Série A. O mesmo período de carência que se encerra neste ano foi visto entre 1979 e 1988 - sendo que, em três anos, o Bahia foi o único representante do estado na Primeira Divisão -, entre 1991 e 1995 e, por final, entre 1997 e 2000.

Fonte Nova  (Foto: greenleaf)Estádio será o palco da volta do maior clássico do Norte/Nordeste à Série A do Brasileiro (Foto: Greenleaf)

Para encerrar o novo ciclo de abstinência, um palco novo em folha. A Fonte Nova foi inaugurada neste ano, recebeu a Copa das Confederações e será o local dos dois clássicos da competição - neste domingo, o mando de campo será do Vitória.

Dos 22 Ba-Vis do Brasileirão, 20 foram disputados no estádio. Neste ano, aliás, a Fonte Nova já recebeu três clássicos. O Vitória levou a melhor em todos: 5 a 1 na inauguração, 2 a 1 no jogo de volta e 7 a 3 na primeira partida da final do Campeonato Baiano. A nova Fonte Nova se tornou a casa do Leão nesta temporada.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Blog do  Bozó Sul Bahia 1 - Notícias do Sul da BahiaGANDU LIVREGANDUZÃO

Copyright (c) 2024 - Gandu FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD