Visitas: 1556266
Usuários Online: 1
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abre nesta terça-feira (23) as inscrições do processo seletivo para quase 182 mil recenseadores para o Censo 2021.
O recenseador é o responsável por fazer o trabalho da coleta de dados por meio de entrevistas com os moradores com o uso de dispositivos portáteis.
O trabalho é temporário - o contrato de trabalho terá duração de 3 meses, podendo ser prorrogado de acordo com as necessidades do IBGE. Os contratados terão seu desempenho avaliado mensalmente.
O candidato deve ter nível fundamental completo. A remuneração será calculada de acordo com a quantidade de questionários preenchidos.
O IBGE recomenda que os recenseadores se inscrevam para trabalhar em áreas próximas de onde moram para não haver despesas de transporte e facilitar a coleta de dados em locais que tenham maior familiaridade.
Veja abaixo o tira-dúvidas sobre o concurso:
O recenseador deve coletar, presencialmente e por telefone, as informações do Censo Demográfico 2021 em todos os domicílios do setor censitário no âmbito da sua área de trabalho, registrando-as no dispositivo móvel de coleta, de acordo com as instruções recebidas e dentro do prazo estabelecido para comparecer ao posto de coleta, conforme determinação do agente censitário municipal ou do agente censitário supervisor.
As inscrições devem ser feitas pelo site do Cebraspe - clique aqui para acessar
De 23/02/2021 às 10h até 19/03/2021 às 23:59.
A taxa de inscrição é de R$ 25,77.
Há vagas distribuídas para praticamente todos os municípios do país.
A remuneração é variável e não há um piso nem um teto de quanto ele poderá receber. Eles serão remunerados pela produção, de acordo com o número de domicílios visitados e questionários respondidos. Ou seja, quanto mais entrevistas realiza, quanto mais coletas faz, mais ele recebe.
No hotsite do Censo 2021 haverá um simulador em que os candidatos poderão estimar a remuneração a ser obtida, com base nos valores pagos por setor censitário nas diferentes localidades do país. Essa ferramenta será lançada nesta terça.
Os recenseadores terão direito ao 13º salário e a férias proporcionais ao período em que trabalharem para o IBGE. Não está previsto o pagamento de auxílio transporte ou auxílio alimentação para os recenseadores pelo fato de não terem carga horária de trabalho estabelecida em contrato.
Sim. A escolaridade mínima é o nível fundamental (antigo 1º grau), mas pessoas com o nível médio e até superior completo também podem se inscrever.
A seleção terá a realização de prova objetiva, de responsabilidade do Cebraspe, e de treinamento, de responsabilidade do IBGE, ambos de caráter eliminatório e classificatório.
As provas serão presenciais, em 25 de abril, em todos os municípios onde houver vagas.
As provas terão:
O conteúdo programático está disponível nos editais. Veja aqui.
Serão convocados para o treinamento os candidatos classificados dentro do número de vagas. Os demais classificados serão mantidos em lista de espera, podendo ser chamados posteriormente para realização do treinamento em função de reprovação de candidato no treinamento ou eventual desocupação da vaga, de acordo com a necessidade de trabalho e disponibilidade orçamentária.
A duração do treinamento é de cinco dias, com carga horária diária de 8 horas. O treinamento será composto por leitura do Manual do Recenseador e curso presencial. Após essas etapas, o candidato fará um teste final, no qual deve acertar pelo menos 50% das respostas e ter no mínimo 80% de frequência.
O treinamento é para capacitar o recenseador para a aplicação de conceitos e de procedimentos estabelecidos para o Censo Demográfico 2021. A efetivação dos contratos de trabalho estará condicionada ao resultado obtido no teste final do treinamento.
Os candidatos que tiverem, pelo menos, 80% de frequência no treinamento presencial, terão uma ajuda de treinamento referente aos dias em que compareceram integralmente.
O treinamento dos recenseadores está previsto para a primeira semana de julho. Os locais e as datas do treinamento presencial serão divulgados no endereço eletrônico https://censo2021.ibge.gov.br/sobre/treinamento-21.html.
Sim. Os candidatos deverão ter 18 anos completos na data de contratação, prevista para julho. Quem completar essa idade depois disso não pode se inscrever.
Não.
Não.
É recomendável que o recenseador disponha de ao menos 25 horas semanais para as entrevistas.
O recenseador receberá um setor censitário para trabalhar e entrará em acordo com seu supervisor sobre prazo para realizar a totalidade das entrevistas. Sua jornada não será controlada pelo IBGE, já que ele será pago por produção (número de entrevistas que realizar). Ele poderá trabalhar, inclusive, nos finais de semana e feriados.
Eles serão remunerados por produtividade, de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário –que tem em média 300 domicílios -, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. Por isso, o IBGE não informa o valor médio de remuneração.
Não há. Quanto mais ele preencher, maior a remuneração.
Cada questionário equivale a um domicílio. Pode haver duas famílias em uma mesma moradia, mas a unidade de referência dos censos do IBGE é o domicílio, e uma pessoa pode responder por todos os familiares.
Se ele terminar um setor censitário rapidamente, ele recebe outro para trabalhar.
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. O IBGE informa que não ter relatos de problemas.
Não é obrigatório, mas é recomendável. Trabalhando perto do seu local de residência, os candidatos terão economia de custos com deslocamento entre sua casa e os domicílios a serem visitados. Além disso, os mais ambientados em suas regiões de trabalho poderão ter uma produtividade maior e, consequentemente, uma remuneração melhor.
O próprio contrato é a comprovação do trabalho, inclusive em termos previdenciários.
A previsão para contratação é em julho. O trabalho de campo do Censo 2021 começa em agosto.
Sim, nos casos previstos no item 7.4.8 do edital, que são inscritos no CadÚnico e doadores de medula óssea. Os pedidos são aceitos somente via internet até o dia 19 de março.
Não tendo assumido um cargo público, é possível a participação na seleção. Entretanto, à época da contratação o candidato precisa não estar incompatibilizado com a Lei nº 8.745/93, que proíbe a contratação de servidores da administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como de empregados ou servidores de suas subsidiárias e controladas.
Sendo de empresa privada, é possível participar do processo seletivo.
Sim. Estão reservadas 5% do total das vagas aos portadores de necessidades especiais. O edital prevê ainda reserva de 20% das vagas para pessoas pretas ou pardas.
Não. A Lei nº 8.745/93 proíbe a contratação de servidores da administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Sim, desde que não seja aposentado pela administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, ou por suas subsidiárias e controladas.
O candidato classificado será convocado por e-mail, telefone e/ou correspondência direta (telegrama), conforme dados informados no aplicativo de inscrição. Ele pode ainda acompanhar as convocações pelo portal do IBGE na internet, na aba Trabalhe conosco.
Sim.
Não. Deverá escolher um.