Visitas: 1556142
Usuários Online: 1
A Prefeitura de Wenceslau Guimarães, em parceria com a Câmara de Vereadores, realizará uma plenária especial Saúde da Mulher, nesta sexta-feira (28), em alusão à campanha Outubro Rosa. O evento foi uma iniciativa da vereadora Edinalva Reis, abraçado pela Secretaria Municipal da Saúde.
A plenária terá como objetivo trazer discussões para as mulheres na perspectiva da prevenção do câncer de mama e outras doenças, falar o que significa Outubro Rosa, esclarecer dúvidas sobre câncer de mama e câncer de colo de útero, falar sobre autocuidado e sobre tratamentos.
“Uma fisioterapeuta vai dizer de que forma é conduzido esse tratamento, a reabilitação. E, uma enfermeira da regulação vai explicar de que forma são feitos os encaminhamentos, o fluxo de marcação de exames, fluxo para o tratamento do câncer, a rede de atenção à saúde. Como é que ela funciona, para onde encaminhamos as pessoas quando já estão com diagnóstico de câncer e de que forma isso é conduzido”, explicou Andreia Souza, enfermeira da Secretaria da Saúde.
Na oportunidade, uma psicóloga também vai explanar um pouco sobre prevenção, mas também na perspectiva da mulher que teve um câncer diagnosticado ou já curado, e de que forma ela deve conduzir sua vida, os cuidados físicos e emocionais.
A secretaria também vai instalar stands com vacinas, testes rápidos (sífilis, HIV, hepatites, etc.), alguns procedimentos básicos relacionados à saúde da mulher. Vale ressaltar que durante todo o mês de outubro, a secretaria realizou esse tipo de palestra nas Unidades de Saúde do município.
Campanha Outubro Rosa
A campanha Outubro Rosa é uma campanha global que busca conscientizar sobre o câncer de mama. Tem o belo objetivo de salvar vidas ao aumentar as chances de cura a cada realização de um diagnóstico precoce, tanto nas mulheres quanto em homens, ainda que os casos masculinos sejam mais raros.
Ao praticar o autocuidado da saúde física e mental, deve-se incluir também o autoexame da mama. Ficar atenta (o) aos sintomas é fundamental. E, se tiver dúvidas ou notar alguma alteração, a orientação é consultar um especialista. Buscar uma Unidade de Saúde mais próxima.
Ascom | PMWG