Seja bem vindo ao nosso site Gandu FM Você em 1º Lugar!

No Ar
Notícias Atualizadas
Pescador é resgatado ferido e com hipotermia após barco ficar à deriva durante vendaval em SC; VÍDEO
Reféns de assalto são resgatados após criminosos trocarem tiros com policiais durante perseguição e fugirem
Mãe tenta matar a filha jogando um jarro de planta na cabeça dela em Cariacica, ES
Passageiro boliviano é preso com mais de 100 cápsulas de cocaína em ônibus, em Regente Feijó
WhatsApp (73) 9 9976 -5088
Promoções
GANDU FM
Locutores
NOITE DE SUCESSOS
AGÊNCIA NACIONAL
LUIZ FERNANDO
KÁTIA SKARINY
PAULO SÉRGIO
ADAILTON SOUZA
Enquete
Nenhuma registro encontrado
Peça sua Música

Pedir
Nenhuma registro encontrado
Previsão de Tempo
Estatísticas

Visitas: 1548311

Usuários Online: 1

Brasil

Lula critica extrema-direita e ?soluções militares para problemas atuais? em discurso no Parlamento português

Em referência indireta aos atos criminosos de 8 de janeiro contra as sedes dos Três Poderes em Brasília, Lula disse que a "democracia no Brasil viveu recentemente momentos de grave ameaça"

Publicada em 25/04/2023 às 10:31h - 43 visualizações CNN

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Lula critica extrema-direita e ?soluções militares para problemas atuais? em discurso no Parlamento português
Ouvir notícia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursou, nesta terça-feira (25), no Parlamento de Portugal, no qual celebrou o aniversário da Revolução dos Cravos, fez críticas à extrema-direita, citando a pandemia e o 8 de janeiro, e foi contra “soluções militares para os problemas atuais”.

A fala de Lula aconteceu em uma sessão solene na Assembleia da República agendada extraordinariamente após protestos contra a presença do presidente brasileiro na principal sessão do dia, que homenageia o “25 de Abril” português, data que marcou a queda da ditadura salazarista em 1974.

 

“O 25 de Abril permitiu que Portugal desse um verdadeiro salto para o futuro. O movimento iniciado há exatos 49 anos reconquistou as liberdades civis, a participação política dos cidadãos, a democratização política, os direitos trabalhistas e a livre organização sindical, criando as bases para o desenvolvimento econômico com justiça social”, saudou o petista.

“O êxito de nossos irmãos portugueses nos mostrava que, em breve, seria a vez de nós brasileiros iniciarmos nossa jornada rumo à reconquista da liberdade e da democracia. Enquanto em Portugal desmontava-se o aparelho repressivo a partir de 1974, nós no Brasil ainda enfrentávamos as prisões políticas, os sequestros e assassinatos de operários, jornalistas e militantes, perpetrados pela ditadura”, acrescentou.

Ao comparar as ditaduras portuguesa e brasileira, Lula relembrou versos da canção “Tanto Mar”, de Chico Buarque, homenageado nesta segunda (24) com a entrega do prêmio Camões após quatro anos de atraso.

 

Críticas ao autoritarismo e a “soluções militares”

Durante sua fala, em referência indireta aos atos criminosos de 8 de janeiro contra as sedes dos Três Poderes em Brasília, Lula disse que a “democracia no Brasil viveu recentemente momentos de grave ameaça”.

“Saudosos do autoritarismo tentaram atrasar nosso relógio em 50 anos e reverter as liberdades que conquistamos desde a transição democrática. Os ataques foram constantes. Os irmãos portugueses assistiram a tudo, preocupados com a possibilidade de que o Brasil desse as costas ao mundo”, completou.

Citando as mais de 701 mil mortes por Covid-19 registradas no Brasil, segundo os dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), o presidente brasileiro alegou que ” metade dessas mortes poderiam ser evitadas não fossem as fake news, o atraso na obtenção de vacinas e a negação da ciência feita pela extrema-direita no meu país”.

Ele ainda retomou a referência à Revolução dos Cravos, que depôs o regime militar português, para dizer que o episódio histórico “mostra que uma potência militar que enfrenta um povo em luta pela liberdade jamais poderá vencê-lo”.

“Quem acredita em soluções militares para os problemas atuais luta contra os ventos da História. Nenhuma solução de qualquer conflito, nacional ou internacional, será duradoura se não for baseada no diálogo e na negociação política”, afirmou Lula, que também voltou a cobrar a negociação pela paz para solucionar o conflito entre Rússia e Ucrânia.

 

 

 

(Publicado por Léo Lopes)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Blog do  Bozó Sul Bahia 1 - Notícias do Sul da BahiaGANDU LIVREGANDUZÃO

Copyright (c) 2024 - Gandu FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD