Seja bem vindo ao nosso site Gandu FM Você em 1º Lugar!

No Ar
Notícias Atualizadas
AO VIVO: Assista ao GR1
Governo de SP oferece agentes da Polícia Científica para ajudar na identificação dos mortos no acidente de trânsito em MG
Mulher e criança morrem em acidente na BR-174
Prefeito eleito de Poços de Caldas anuncia dois nomes para o novo secretariado
WhatsApp (73) 9 9976 -5088
Promoções
GANDU FM
Locutores
NOITE DE SUCESSOS
AGÊNCIA NACIONAL
LUIZ FERNANDO
KÁTIA SKARINY
PAULO SÉRGIO
ADAILTON SOUZA
Enquete
Nenhuma registro encontrado
Peça sua Música

Pedir
Nenhuma registro encontrado
Previsão de Tempo
Estatísticas

Visitas: 1556575

Usuários Online: 1

Brasil

Perito diz a CPI que bomba colocada em caminhão no Aeroporto de Brasília é usada para romper rochas; veja FOTOS

Comissão que apura atos golpistas ouviu investigadores que atuaram na tentativa de atentado orquestrada por defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro. Um dos condenados pelo crime também será ouvido.

Publicada em 22/06/2023 às 13:35h - 22 visualizações

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Perito diz a CPI que bomba colocada em caminhão no Aeroporto de Brasília é usada para romper rochas; veja FOTOS

Explosivo encontrado com apoiador de Bolsonaro condenado por tentativa de atentado em Brasília — Foto: TV Senado/Reprodução

Explosivo encontrado com apoiador de Bolsonaro condenado por tentativa de atentado em Brasília — Foto: TV Senado/Reprodução

 

O perito Renato Carrijo, da Polícia Civil do Distrito Federal, afirmou nesta quinta-feira (22) à CPI dos Atos Golpistas que a bomba encontrada em um caminhão na área do Aeroporto de Brasília, em 24 de dezembro do ano passado, é industrial e utilizada em pedreiras para romper rochas.

 

Renato Carrijo foi chamado a prestar depoimento à CPI na condição de testemunha. Ele estava de plantão na data da tentativa de atentado, orquestrada por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Aos parlamentares, o perito mostrou imagens da investigação (confira ao longo da reportagem).

 

Explosivo encontrado em caminhão perto do Aeroporto de Brasília — Foto: TV Senado/Reprodução

Explosivo encontrado em caminhão perto do Aeroporto de Brasília — Foto: TV Senado/Reprodução

 

O episódio, às vésperas da posse do presidente Lula (PT), levou à prisão e à condenação de George Washinton de Oliveira e Allan Diego dos Santos. O primeiro, inclusive, também será ouvido pela CPI nesta quinta-feira.

 

"É um explosivo industrial, geralmente utilizado em pedreiras para rompimento de rochas", afirmou o perito à CPI sobre o explosivo.

 

Na data da tentativa de atentado, a Polícia Militar foi acionada pelo motorista do caminhão onde estava o artefato explosivo, e a Polícia Civil investigou o caso. A participação do motorista no episódio foi descartada.

 

Carro de apoiador de Bolsonaro, onde policiais encontraram explosivos, em Brasília — Foto: TV Senado/Reprodução

Carro de apoiador de Bolsonaro, onde policiais encontraram explosivos, em Brasília — Foto: TV Senado/Reprodução

 

Material é de uso restrito

Ainda no depoimento à CPI, Renato Carrijo disse que parte do material usado para a fabricação da bomba é de uso restrito e controlado pelo Exército.

 

 

Segundo o perito, existem componentes que sequer são vendidos a pessoas físicas, somente a empresas que comprovem atividade em pedreiras e a necessidade de romper rochas.

 

"Não tenho informação técnica e precisa sobre [como é feito] o controle, mas eu entendo de legislação. Os produtos perigosos, principalmente os explosivos, são de uso controlado. E quem controla é o Exército. Perte dos produtos, e eu estou me referindo à emulsão, que foi o que eu encontrei", declarou o perito.

 

"Emulsões utilizadas em pedreiras são controladas pelo Exército e são distribuídas apenas, se eu não estiver muito enganado, para CNPJs, ou seja, empresas que trabalhem diretamente com fim do uso explosivo. Então, não é um indivíduo qualquer que pode chegar num local e adquirir esse explosivo", acrescentou.

 

Caminhão onde estava explosivo montado por apoiadores de Bolsonaro — Foto: TV Senado/Reprodução

Caminhão onde estava explosivo montado por apoiadores de Bolsonaro — Foto: TV Senado/Reprodução

 

 

Apuração da CPI

Integrantes da CPI entendem que, embora a comissão tenha sido criada para investigar os atos golpistas de 8 de janeiro – quando radicais aliados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal –, há outros episódios correlatos, entre os quais:

 

o episódio da bomba armada por George Washington e Allan Diego dos Santos em 24 de dezembro em Brasília;

os atos de vandalismo registrados em Brasília em 12 de dezembro;

os frequentes discursos em 2022 do então presidente Jair Bolsonaro contra o sistema eleitoral e as urnas eletrônicas.

Esta é a segunda sessão para tomada de depoimentos da CPI. Na primeira, foi ouvido o ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques.

 

Ele chefiava a corporação no ano passado, quando a PRF foi alvo de polêmicas envolvendo principalmente a atuação nas eleições. Por isso, Vasques também é alvo de investigação da Polícia Federal. Em dezembro de 2022, o ex-diretor se aposentou, com salário integral.

 

 




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Blog do  Bozó Sul Bahia 1 - Notícias do Sul da BahiaGANDU LIVREGANDUZÃO

Copyright (c) 2024 - Gandu FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD