Seja bem vindo ao nosso site Gandu FM Você em 1º Lugar!

Nenhuma programação cadastrada
para esse horário
Notícias Atualizadas
Coral do Carmo apresenta audição de Natal neste sábado em Mogi das Cruzes
Comunidade denuncia fazendeiros por espalhar agrotóxico ao lado de casas e descaracterizar cemitério em RO
Patrão é esfaqueado por funcionário durante confraternização e morre no interior de MG
Verão começa neste sábado (21); estação será chuvosa e com tempo instável em MT
WhatsApp (73) 9 9976 -5088
Promoções
GANDU FM
Locutores
NOITE DE SUCESSOS
AGÊNCIA NACIONAL
LUIZ FERNANDO
KÁTIA SKARINY
PAULO SÉRGIO
ADAILTON SOUZA
Enquete
Nenhuma registro encontrado
Peça sua Música

Pedir
Nenhuma registro encontrado
Previsão de Tempo
Estatísticas

Visitas: 1556389

Usuários Online: 1

Brasil

Wegovy: 1º injetável semanal apenas para obesidade, medicamento deve chegar ao Brasil em 2024

Caneta foi aprovada no começo de 2023 pela Anvisa. O Wegovy tem a semaglutida como princípio ativo, mesma substância usada no Ozempic, indicado para o tratamento de diabetes tipo 2, mas usado off label (fora da bula) para obesidade.

Publicada em 25/07/2023 às 09:23h - 35 visualizações g1

Link da Notícia:
Compartilhe
   

Wegovy: 1º injetável semanal apenas para obesidade, medicamento deve chegar ao Brasil em 2024

Canetas para tratar obesidade e diabetes tipo 2: entenda como agem
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
00:00/03:00
 
 
 
 
 

Canetas para tratar obesidade e diabetes tipo 2: entenda como agem

Aprovado no começo de 2023 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Wegovy – primeiro medicamento injetável de uso semanal para sobrepeso e obesidade – só deve começar a ser comercializado em 2024. O medicamento já é vendido nos Estados Unidos, Dinamarca e Noruega.

Na época da aprovação, a expectativa era que as canetas para o tratamento de obesidade chegassem ao paciente ainda em 2023, no segundo semestre. No entanto, Priscilla Mattar, endocrinologista e diretora médica da Novo Nordisk, explicou ao g1 que a procura pelo medicamento aumentou em todo o mundo.

 
Existe uma demanda global aumentada por todos os resultados positivos que o Wegovy apresentou. Vamos lançar quando tivermos certeza de que conseguimos atender os pacientes do Brasil. Estamos acertando as linhas de produção para aumentar a capacidade.
— Priscilla Mattar, diretora médica da Novo Nordisk

Nova aposta entre famosos e anônimos, o uso de medicamentos injetáveis a base de semaglutida tem se tornado cada vez mais comum no Brasil e no mundo por quem quer perder peso.

A chegada do Wegovy ao país pode ser importante para que as pessoas com obesidade deixem de lado o Ozempic, indicado para diabetes tipo 2, e fiquem com o novo medicamento, recomendado especificamente para a doença.

Fisiculturista aos 90 anos: idoso treina 3 vezes por semana, come cogumelo e já posou nu

Fisiculturista aos 90 anos: idoso treina 3 vezes por semana, come cogumelo e já posou nu

Saiba mais

(Esta reportagem faz parte de uma série do g1 sobre as canetas injetáveis para obesidade e diabetes tipo 2 para explicar como agem e quais os riscos; e para quem são recomendadas. Também vai trazer relatos de quem fez uso do medicamento; e o que fazer para emagrecer sem remédios.)

E quanto vai custar? Segundo a Novo Nordisk, a caneta de Wegovy 1 mg deve seguir o mesmo preço da caneta de 1 mg do Ozempic (o g1 consultou o preço em algumas drogarias e o Ozempic está custando cerca de R$ 1 mil).

Segundo estimativa da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), o preço máximo poderá chegar a R$ 2.484 dependendo do estado. No entanto, a Novo Nordisk afirma que não necessariamente é o preço que vai chegar nas farmácias.

? Tem no SUS? Por enquanto, não há expectativa de que o Wegovy esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

Quem pode tomar? O medicamento foi aprovado para adultos com obesidade ou sobrepeso com alguma comorbidade associada, mas a farmacêutica já solicitou a extensão do uso também para adolescentes. O Saxenda, também indicado para obesidade, mas de uso diário, já está aprovado no Brasil para adolescentes acima dos 12 anos.

Wegovy: Anvisa aprova injeção para tratar obesidade Medicamento é aplicado com a ajuda de uma caneta. Ainda não há uma data definida para que a semaglutida chegue ao mercado brasileiro. — Foto: Reprodução

Wegovy: Anvisa aprova injeção para tratar obesidade Medicamento é aplicado com a ajuda de uma caneta. Ainda não há uma data definida para que a semaglutida chegue ao mercado brasileiro. — Foto: Reprodução

 

Wegovy e seus resultados

 

O Wegovy tem o mesmo princípio ativo (a semaglutida) de outros dois medicamentos já aprovados no Brasil, o Ozempic e o Rybelsus. A diferença está na indicação de uso. Tanto Ozempic (injetável) quanto Rybelsus (oral) são recomendados para pacientes com diabetes tipo 2. O uso para o tratamento de obesidade e sobrepeso é off label (fora da bula).

O que é a semaglutida? É um análogo do hormônio GLP-1, que temos no intestino. Toda vez que uma pessoa se alimenta, ele sinaliza para o cérebro que é hora de reduzir a fome, retardar o esvaziamento do estômago e aumentar a produção de insulina, que promove a absorção da glicose nas células.

A aprovação da Anvisa foi baseada nos resultados do programa de ensaios clínicos STEP (Semaglutide Treatment Effect in People with Obesity). Nele, os pacientes que utilizaram o Wegovy conseguiram uma perda de peso corporal média de 17% em 68 semanas (1 ano e 4 meses), contra 2,4% do grupo placebo.

Além disso, um em cada três pacientes perdeu 20% do seu peso corporal e 83,5% dos pacientes alcançaram uma redução de 5% ou mais com a utilização do medicamento contra 31,1% do grupo placebo.

 

Liraglutida e semaglutida

 

O Wegovy (semaglutida) é o primeiro injetável SEMANAL aprovado para o tratamento de obesidade, mas existe outro medicamento que já é comercializado no Brasil, o Saxenda. A diferença está no princípio ativo (liraglutida) e frequência de aplicação (o uso é diário).

 
Além do princípio ativo, a principal diferença está no tempo de ação (diário x semanal). Mas ambos são análogos do hormônio original, o GLP-1, que é o mais importante. Se você pega uma molécula muito diferente da original, ela induz seu corpo a formar anticorpos, pode interferir na eficácia. As duas [liraglutida e semaglutida] têm mais de 90% de homologia de semelhança com o GLP-1.
— Priscilla Mattar

Se combinar as duas substâncias, terei um resultado melhor então? Não. Os dois medicamentos pertencem à mesma classe, de análogos do GLP-1. Não há indicação para o uso conjunto da liraglutida com a semaglutida, pois elas agem de forma semelhante.

Tipos de caneta — Foto: Luisa Rivas | Arte g1

Tipos de caneta — Foto: Luisa Rivas | Arte g1




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Parceiros
Blog do  Bozó Sul Bahia 1 - Notícias do Sul da BahiaGANDU LIVREGANDUZÃO

Copyright (c) 2024 - Gandu FM - Todos os direitos reservados
Converse conosco pelo Whatsapp!
site, tv, videos, video, radio online, radio, radio ao vivo, radio matutos, internet radio, webradio, online radio, ao vivo, musica, shows, top 10, music, entretenimento, lazer, áudio, rádio, música, promocoes, canais, noticias, Streaming, Enquetes, Noticias,mp3,Blog, Eventos, Propaganda, Anuncie, Computador, Diversão e Arte, Internet, Jogos, Rádios e TVs, Tempo e Trânsito, Últimas Notícias, informação, notícia, cultura, entretenimento, lazer, opinião, análise, jogos, Bandas, Banda, Novos Talentos, televisão, arte, som, áudio, rádio, Música, música, Rádio E TV, Propaganda, Entretenimento, Webradio, CD