Em 20 de janeiro de 1996, três pessoas afirmaram ter visto um ser estranho na cidade de Varginha, no sul de Minas Gerais. Kátia Xavier, Valquíria Sílvia e Liliane Sílvia descreveram a criatura como um alienígena com "pernas, braços, chifres, pele marrom e olhos vermelhos".
O caso foi manchete no Brasil inteiro e marcou a história dos anos 1990 no país. Desde então, foram criadas diversas teorias, versões da história e levou estudiosos a buscarem respostas e explicações sobre o caso.
Na época, autoridades locais precisaram desmentir, mais de uma vez, que o tal ser havia sido capturado e que havia informações concretas sobre o suposto alienígena.
Varginha tornou-se,a época, o centro das atenções de pesquisadores e ufólogos que passaram a falar sobre o "ET de Varginha".
Assista, no vídeo acima, a cobertura do Fantástico sobre o caso. O jornalista Luiz Petry e o repórter cinematográfico Júlio César Moraes voltaram ao local da "aparição" junto com as testemunhas, que relembraram o momento que haviam encontrado a criatura.
Leia também:
- ET de Varginha: entenda por que a suposta aparição teria ocorrido na cidade do Sul de MG
- Caso ET de Varginha completa 25 anos e ufólogo diz ter novas evidências
- EPTV 40 anos: ET de Varginha e o desafio de noticiar o mistério que transformou uma cidade
- Rota do ET de Varginha: veja 8 locais para conhecer em alusão à criatura na cidade da suposta aparição
Estátua do ET de Varginha no zoológico da cidade — Foto: Reprodução/Memorial do ET
Estátua ET de Varginha (MG) — Foto: Franco Junior/g1