O diplomata Sérgio Amaral (esq) quando sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores do Senado — Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Morreu nesta quinta-feira (13), em São Paulo, o ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos e ex-ministro da Indústria e Comércio, Sérgio Amaral.
A informação foi divulgada nesta sexta (14) pela família nas redes sociais. O corpo do diplomata será velado a partir das 9h deste sábado (15), na região central da capital. O sepultamento deve ocorrer às 13h, no Cemitério São Paulo, na Zona Oeste.
Sérgio Amaral em imagem de novembro de 1997 — Foto: Ed Ferreira/Estadão Conteúdo/Arquivo
Biografia
Amaral foi embaixador em Londres entre 1999 e 2001, em Paris, no período de 2003 e 2005, e Washington, de 2016 a 2019.
Formado em Direito pela USP, com pós-graduação em Ciência Política pela Universidade Paris-Sorbonne, trabalhou como professor assistente de Relações internacionais na Universidade de Brasília.
Ao longo de sua carreira, foi negociador da dívida externa brasileira e ocupou importantes postos na administração pública, entre os quais o de Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Secretário de Comunicação e Porta-Voz do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
Atuou também Ministro da Indústria e do Comércio, de 2016 a 2019, e presidente dos conselhos da CAMEX e do BNDES.
No setor privado, presidiu o Conselho Empresarial Brasil-China e integrou o Conselho da WWF Brasil, assim como das empresas francesas Total, Plastic Omnium e de várias empresas brasileiras. Era associado ao escritório Felsberg e Advogados e membro do Conselho Estratégico da FIESP.
Repercussão
Pelas redes sociais, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) lamentou o falecimento.
"Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento do embaixador Sergio Amaral. Com extensa lista de serviços prestados ao país, Sergio Amaral já foi ministro do MDIC, presidente dos conselhos do BNDES e da Camex, além de porta-voz do governo FHC e embaixador do Brasil em Londres, Paris e Washington, deixando uma imensa contribuição para a diplomacia e o serviço público brasileiros. Meus sentimentos à família e amigos."
Vice-presidente postou nota de pesar — Foto: Reprodução/Redes sociais
O Ministério das Relações Exteriores também emitiu uma nota de pesar em sua página oficial.
"Ao longo de sua brilhante carreira, Amaral chefiou as embaixadas do Brasil em Londres, Paris e Washington e, durante o mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso, foi porta-voz da Presidência da República e também Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, entre outras importantes funções."
"Aos familiares e aos muitos amigos e amigas que o Embaixador cultivou ao longo da vida, o Ministro Mauro Vieira, em nome de toda a Casa, estende suas condolências e expressa seu reconhecimento por uma trajetória de relevantes serviços prestados ao Ministério das Relações Exteriores e ao Brasil."